cabeçalho4.fw

A Importância da Conquista de Si Mesmo para a sua Vida

A Importância da Conquista de Si Mesmo para a sua Vida

"O domínio próprio desenvolve o valor, atrai bons amigos, causa excelente impressão nos demais, abre as portas a uma posição melhor e proporciona profundas e duradouras satisfações".

Antes de lançar-se na conquista da vida você deve conquistar-se a si mesmo, porque o que a si mesmo não se governa, é-lhe impossível governar bem aos outros. Todo aquele que deseja dirigir os outros, aprenda antes a dirigir-se a si mesmo e a dominar seus impulsos e paixões.
Pode ser que você diga: "Sou assim mesmo, não posso evitar, não posso dominar-me; o meu temperamento, é mais forte do que eu". Mas olhe amigo; se o domador, na presença da fera que ruge, arrazoasse da mesma maneira, por certo que não se sairia bem. Mas não tema a sorte dele: ele não arrazoa assim, porém, armado de chicote e revólver, com astúcia e com guloseimas, consegue dominar a fera. Se o ser humano tem conseguido dominar as feras, não poderá subjugar sua própria natureza?

Sim, você pode e deve aprender a arte de modificar seu temperamento, herdado ou adquirido, e dobrar suas inclinações mórbidas a vontade soberana.

Vença-se a si mesmo. O verdadeiro governo de si mesmo conta com duas partes: a positiva ou impulso e a negativa ou domínio, que mutuamente se completam. Impulsione sua natureza indolente a fazer com denodo o seu dever e prenda sua natureza vulcânica, evitando com energia o que não deve fazer.

Na subida faz falta uma vontade que empurre; na descida, uma vontade que segure. Há necessidade de empregar o poder do arranque e da sujeição, segundo convenha empregar o motor ou os freios. Devem-se empregar sentimentos poderosos e, às vezes, exercer um forte domínio sobre os mesmos.

Poucas são as pessoas que possuem tal domínio próprio. É penoso comprovar-se diariamente este fato, sobretudo achando-se este poder ao alcance de qualquer pessoa normal. Por que você não o adquire? Se o conseguir, porá à sua disposição uma força maravilhosa.

O domínio próprio "lubrifica" todo o sistema nervoso, desenvolve o valor, atrai bons amigos, causa excelente impressão nos demais, abre as portas a uma posição melhor e proporciona profundas e duradouras satisfações.

Quando você praticar os conselhos que vem a seguir, será mais apreciado por seus chefes, os subordinados lhe obedecerão melhor e será mais respeitado por todos. O domínio de si mesmo é a maior conquista que você pode conseguir. Somente possui a verdadeira grandeza quem possui o domínio de si mesmo. O domínio próprio fará de você um ser superior.

(Revista: Serviço Rosacruz – 05/68 - Fraternidade Rosacruz – SP)