cabeçalho4.fw

A Pureza, Base do Nosso Desenvolvimento Espiritual

A Pureza, Base do Nosso Desenvolvimento Espiritual

A pureza é a essência espiritual que nos permite clarear o cristal de nosso foco de consciência, para que sejamos capazes de penetrar na verdade do Espírito, donde não existe a ilusão.

Por que dizemos que a pureza é a base do desenvolvimento espiritual? Porque o espiritual só pode ser descoberto por meios espirituais, e esse meio espiritual se chama pureza, a qual tem vários graus, de acordo com o nível evolucionário que tenhamos alcançado.

Ademais, cada Aspirante à vida superior está capacitado para responder a certo grau de pureza, pelo fato de transitar pelo Caminho Espiritual.

Na medida em que nós nos esforcemos por adquirir este valioso atributo, nessa mesma medida estaremos capacitados para descobrir as grandes verdades ocultas na Filosofia Rosacruz, na Bíblia ou em qualquer outro livro de edificação espiritual.

Por meio da Lei de Jeová estávamos na situação de servir egoisticamente, na certeza de receber maiores benefícios. As Religiões de Raça têm sido passos necessários para a humanidade, a fim de prepará-la para o advento do Cristo. O ser humano deve primeiramente cultivar o “Eu” (uma individualidade) antes que possa chegar a ser realmente desinteressado.

Logo, do Sacrifício de Cristo em converter-Se no Espírito Interno de nossa Terra, possibilitou-nos estar desenvolvendo esse “EU”, esforçando-nos em servir desinteressadamente a nossos irmãos. Desta maneira, estamos nos transformando em homens e mulheres cada vez mais bondosos.

A essência ou o extrato do serviço desinteressado está desenvolvendo nossa tríplice alma, e à esta colheita espiritual podemos chamar “Pureza”.

Assim como a Lei conduz ao serviço desinteressado, para ficar dentro deste último, assim também o serviço desinteressado conduz à Pureza, para logo ficar dentro desta. Por isso, onde há pureza, há Serviço, porque nós terminamos exteriorizando o que levamos dentro.

Max Heindel nos diz que toda a miséria do mundo se deve ao fato de que lemos a Bíblia com o intelecto e não com o coração. É a Pureza a que nos permite ler com o coração e nos colocar em contato com a verdade oculta em qualquer sentença (da Bíblia).

"Os Puros de coração verão a Deus”, disse Cristo, querendo significar que a pureza é a única chave com a qual podemos abrir a porta que conduz à Deus. Isto é, chegar ao conhecimento de Deus Interno, o conhecer-se a Si mesmo; o encontrar a mulher ou homem dentro de Si mesmo, segundo o caso.

Nas portas dos templos da Grécia liam-se as palavras: “Homem, conhece-te a ti mesmo”, as quais, ao ser analisadas, são sinônimos de "Rosacruz”, segundo nos disse Max Heindel.

Quando o aspirante espiritual, através dos anos de luta no Caminho, logrou adquirir certo grau de pureza em seus veículos, se dará conta que seu desenvolvimento espiritual se acelera de tal maneira, que ganhos espirituais que lhe tinham custado vidas de esforço, outros mais elevados foram obtidos em poucos anos. Logicamente, que isto não é mais do que o produto acumulado dos esforços do passado.

O desenvolvimento espiritual que obtemos através da Pureza nunca é unilateral, porque todos os nossos veículos contribuem nesse sentido, à paulatina aquisição do que se conhece como: “Visão e Percepção Espiritual”.

O ser humano é um Tríplice Espírito, que possui um veículo Mente, que governa um Tríplice Corpo, o qual (espírito) fez emanar de si mesmo (espírito) para adquirir experiência. Este Tríplice Corpo se transforma em uma Tríplice Alma, da qual se nutre, elevando-se assim da impotência para a omnipotência.

Sendo essa a trajetória divina que nos conduz para Deus, é lógico, que sendo a Mente o foco através do qual se verifica esse processo, seja possível fazer todos os esforços para purificar nossos pensamentos, seja qual for o lugar em que estivermos colocados, pois desta forma, saltamos infinidades de obstáculos no Caminho Espiritual.

Estamos nos aproximando da Era de Aquário, cujo principal trabalho será a elevação do polo feminino no homem e o polo masculino na mulher, ou seja, um acesso mais próximo ao equilíbrio entre os dois princípios.

Se quisermos ser verdadeiros Precursores da Era de Aquário, não devemos esquecer que o que determina uma Era, são as condições mentais, as quais são exteriorizadas no tempo e espaço.

Os avanços dos tempos modernos que têm lugar em todos os regulamentos da vida, constituem à cristalização das condições mentais anteriores. Portanto, é lógico deduzir que as condições mentais atuais determinaram as condições que prevalecerão na Era de Aquário.

É importante fazer notar, que o materialismo que Max Heindel nos menciona tão prevalecente a princípio do século, ficou para trás praticamente, como o vemos nas tendências da humanidade para o científico e para o religioso, cuja união será uma realidade para Aquário.

Em virtude disso, podemos afirmar sem lugar de equívoco, que o mundo é aquilo que nós fazemos dele, e será no futuro o que dele estamos fazendo atualmente.

São Paulo nos disse: “Reforma-os pela renovação de vosso entendimento” (pensamento), e se meditamos um momento nos parágrafos anteriores, veremos a importância que tem para nós o purificar de nossos pensamentos.

“Ainda a Mente do mais degenerado pode ser totalmente limpa em alguns poucos meses. Isto foi experimentado por muitos que o tentaram, e qualquer um que o deseja e seja o suficiente tenaz, pode alcançar o mesmo e gozar de uma Mente pura e limpa em muito pouco tempo”, afirma Max Heindel.

Notamos a importância de purificar nossos veículos, quando lemos no Serviço de Cura: “Se desejarmos ser verdadeiros auxiliares na Obra que os Irmãos Maiores iniciaram, devemos transformar nossos corpos em instrumentos adequados, devemos purificar-nos por meio de uma vida pura, porque um vaso sujo não pode conter água limpa (pura) e saudável, nem uma lente manchada pode dar uma imagem nítida”.

No caminho espiritual não há lugar de descanso: avançar ou retroceder é a lei: mas é bom ter presente que os “retrocessos” acontecem durante uma ou várias vidas, dependendo do caso. Muitos hão que estão tratando de “tirar o navio das rochas”, que tinham encalhado em suas vidas passadas.

Se desejamos avançar a passo seguro para a purificação de nossos veículos, devemos tratar por todos os meios de praticar o exercício de Retrospecção a cada noite antes de dormir. Não importa a luta que tenhamos que enfrentar, a ajuda requerida será prestada a seu devido tempo a todos aqueles que persistam no esforço de dominar a si mesmos.

“Está a vida de pureza fora do alcance de alguns de nós? Não nos desencorajemos por isso, não se construiu Roma em um dia. Somos melhores homens e mulheres por haver pecado e sofrido, até que tenhamos despertado para o conhecimento de que o 'o caminho do transgressor é mui doloroso’, e de que tenhamos chegado ao caminho da virtude, no qual só se encontra a paz Interna.

"Semelhantes homens e mulheres estão em um nível espiritual muito superior que aqueles que viveram vidas de pureza porque se achavam em situação privilegiadas. Isso foi evidenciado por Cristo quando disse que “Haverá mais alegria por um pecador que se arrepende, que por noventa e nove que não necessitam arrependimento”.

Para finalizar, não esqueçamos que, ao sermos admitidos como estudantes dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, percorrendo conscientemente o Caminho que conduz à Iniciação, é o maior privilégio que pode obter um homem ou mulher em seu propósito de “tomar o céu por assalto”. Em uma análise final, tudo depende da sinceridade de nosso propósito, e a força de nossa vontade.

(Publicado na revista ‘Serviço Rosacruz’ – 05-06/87-SP)