cabeçalho4.fw

As Possibilidades do Astrodiagnóstico

As Possibilidades do Astrodiagnóstico

A ciência e arte de obter conhecimentos a respeito das enfermidades e suas causas, bem como os meios de evitá-las ou curá-las pelas indicações astrológicas, dá-se o nome de Astrodiagnóstico. Aliás, o tratamento dos males físicos é o melhor dos empregos que se pode dar à Astrologia.

Quando alguém se vê acometido de alguma enfermidade, as crises podem ser previstas no horóscopo, e por seu intermédio é possível acompanhar sua marcha, de maneira que os momentos propícios à cura sejam aproveitados.

Assim, o tratamento se revestirá de maior eficácia. E, se não se puder fazer muitos progressos, devido às condições planetárias adversas, pelo menos há possibilidade de se prever as modificações.

O Astrodiagnóstico, pelo seu caráter abrangente e profundo, pode ser denominado de "a ciência de prevenir as enfermidades, pois é possível fazê-lo".

O método tradicional de diagnosticar pelos sintomas não oferece muita segurança. Hoje se acrescentaram os exames de raios X, o diagnóstico pela íris, as análises de sangue e urina, etc. O mais prático, entretanto, é detectar as tendências e os estágios latentes para evitar a manifestação da enfermidade.

As tendências latentes estão indicadas pelas configurações adversas no horóscopo. Se os pais conhecem Astrologia ou levam a sério as recomendações do astrólogo espiritual, a respeito das tendências de seus filhos, poderão ajudá-los de modo a evitar que as doenças se manifestem.

Todavia, se as mesmas tendências a transgredir as leis naturais remanescem nesta existência, constituirão os pontos débeis a merecer uma atenção toda especial. Primeiramente surgem os sintomas, como indícios de que a enfermidade encontra-se em vias de materializar-se, pois expressa-se, inicialmente, no Corpo Vital. Quando se provocam os Aspectos adversos e a enfermidade aparece, as posições progredidas dos Astros ensejam o estabelecimento de um quadro completo do caso.

Num horóscopo, a natureza física é indicada pelo Ascendente; pela posição e Aspectos do governante e suas configurações. A análise da Sexta Casa é muito importante, pois ela rege a saúde e as enfermidades. Uma visão mais profunda dessas facetas do tema astrológico facilita-nos compreender melhor a natureza da doença, e o modo de removê-la ou contemporizá-la em estado latente. Devemos, também, atentar para o papel que o enfermo deve desempenhar, colaborando no trabalho de cura ou de prevenção. Aí entra sua disposição física e tendências morais, marcadas pela posição do Sol e outros pontos do horóscopo.

O Astrólogo Espiritual, quando levanta um tema para orientação em termos de saúde, procura fazê-lo como oportunidade de esclarecer e ajudar o enfermo, levando em conta a mensagem global do horóscopo.

Na literatura Rosacruz, o estudante encontra duas obras de suma importância como excelentes fontes de conhecimentos sobre este assunto: "Astrodiagnose" e "Mensagem das Estrelas". Max Heindel recomendava, insistentemente, aos estudantes, em particular aos Probacionistas, que se dedicassem ao estudo da Astrologia, por meio da qual poderiam prestar valioso auxílio ao próximo.

(Revista 'Serviço Rosacruz' – 01/82 – Fraternidade Rosacruz – SP)