cabeçalho4.fw

Diferenças entre o que é Tratamento e o que é a Cura

Diferenças entre o que é Tratamento e o que é a Cura

Faz-se distinção, na Filosofia Rosacruz, entre tratamento e cura. Tratamento é um processo exclusivamente físico. Cura é um processo tanto espiritual como físico.

Quando uma pessoa é tratada significa que se submeteu, passivamente, a um tratamento imposto de fora, em resultado do qual os sintomas de que se queixava, foram eliminados. Este tratamento, porém, oferece só um alívio temporário. Quando uma pessoa é curada, isso quer dizer que cooperou ativamente, tanto fisicamente como espiritualmente com o curador. Os sintomas de que se queixava são eliminados, mas há mais. Ele atingiu a compreensão das causas subjacentes, espirituais, do seu padecimento e deu os passos necessários para adotar procedimentos relevantes e conduzir-se em conformidade com as leis da Natureza. A cura é permanente, na medida em que se mantenha em obediência às leis naturais.

Existem três grandes fatores na cura: primeiro, o poder de nosso Pai Celeste; em seguida o curador e terceiro, a Mente obediente do paciente, na qual o Poder do Pai pode agir, através do curador, de maneira a dissipar todos os males físicos.

Quando as pessoas procuravam Cristo Jesus para serem curadas não esperavam tratamento físico, pois sabiam que seus alívios lhes seriam dados através do Poder do Espírito.

Tinham uma fé profunda nos seus poderes de cura. Desde que "a fé sem ação, nada vale" esperava-se de cada suplicante uma cooperação ativa com o Curador. Quando obedecia a injunção de "estende a tua mão" ou "toma o teu leito e caminha", ele ficava curado. Estas eram simples condições, mas que tinham que ser obedecidas de tal maneira que o espírito de obediência pudesse ajudar o trabalho do curador.

A mesma coisa continua sendo verdadeira hoje. É a desobediência – à lei natural – que traz a doença. A obediência às leis naturais cria, no paciente, as condições que permitem ao Poder de Cura trabalhar por intermédio do Curador e efetuar uma cura verdadeira e permanente.

(Traduzido de "Rays from the Rose Cross" e publicado no Serviço Rosacruz – 08/80 – Fraternidade Rosacruz – SP)