cabeçalho4.fw

A Filosofia de Cura, os Auxiliares Invisíveis e Visíveis

A Filosofia de Cura, os Auxiliares Invisíveis e Visíveis

Para considerar plenamente os princípios básicos relacionados com a arte de curar, deve-se olhar tanto do ponto de vista do curador como do paciente, o instrumento para o poder curativo, assim como, os que recebem as ministrações curativas. Deve-se entender, também, que quando se usa a palavra "cura", se refere a algo mais que uma mera cura ou alívio temporal.

A verdadeira cura (cura permanente) requer uma mudança definitiva na consciência do paciente, posto em ação seja por seus próprios esforços, pelos esforços do curador ou pelo de ambos. O curador deve possuir, também, um grau adequado de espiritualidade, a fim de transmitir o poder curativo de uma maneira positiva.

O ocultista pensa no ser humano como um espírito essencial, uma chispa diferenciada da grande Chama emanada através de uma grande peregrinação por meio da matéria, para desenvolver as divinas potencialidades inerentes a cada indivíduo. O plano original para a onda de vida humana era que nele não haveria tristezas nem sofrimentos, mas na última parte da Época Lemúrica os Espíritos de Lúcifer penetraram na consciência da humanidade feminina, impregnando o Corpo de Desejos com o princípio da paixão. Como resultado, o ser humano, abusando ignorantemente da força criativa divina, desenvolveu um desequilíbrio em sua natureza, e se escravizou a inumeráveis padecimentos e enfermidades.

A correção deste desiquilíbrio, a restauração da harmonia dentro da natureza do indivíduo, requer uma mudança da consciência, ou a transmutação das propensões baixas e egoístas, em qualidades da mais alta espiritualidade. Jesus Cristo ordenou à mulher pecadora: "Vai-te e não peques mais" (Jo 8: 11), indicando-lhe, com isto, a necessidade de uma mudança em seu modo de viver, se é que queria que o seu alívio fosse duradouro. Deste modo encontramos que a chave para a sua cura está encerrada nesta palavra: "Regeneração", e isto há que se aplicar tanto a quem cura como a quem é curado.

Falando em termos gerais, podemos dizer que o primeiro passo para a regeneração, ou processo curativo, tem que vir com a purificação dos corpos humanos, aplicando- se, primordialmente, ao corpo físico os métodos mais usuais. O estudante Rosacruz, compreendendo a importância da parte física do ser humano, tanto como a parte suprafísica, crê que a fim de conseguir uma cura permanente, ou uma regeneração do indivíduo, se deve trabalhar em conformidade com as leis da natureza, em todos os planos: o físico e os superiores. Consequentemente, reconhece devidamente as leis fundamentais que determinam as reações que resultam do uso de certas propriedades físicas, reconhecendo, ao mesmo tempo, que tais reações são modificadas indevidamente ou afetadas pelas condições existentes aonde são aplicadas. Assim, ocorre complementar as leis básicas que afetam o corpo físico, tais como as que governam as dietas, tendo em conta a variedade para responder a estas leis que existem em diversos indivíduos e que afetam o resultado final do remédio físico.

Os naturalistas, os médicos que usam os métodos naturais para aliviar os doentes, estão fazendo um serviço valioso à humanidade, ensinando-a a cooperar com as leis fundamentais da natureza, para recuperar ou manter a saúde; começando por desfrutar de uma grande quantidade de ar fresco e de sol, fazer exercícios e alimentar-se corretamente, desistir de envenenar o corpo com drogas e medicinas, que só podem dar alívio temporário; viver alegremente e de uma maneira não egoísta. Estes pioneiros estão em completa harmonia com as leis da natureza quando nos incitam a comer livremente frutas frescas e vegetais, o menos cozidos possíveis, para que toda quantidade de energias, vitaminas, minerais, etc. possam ser assimilados pelo corpo.

Assim é que eles demonstram a eficácia destas simples ajudas, tais como a monodieta para a cura de enfermidades sérias, crônicas (ex.: a cura pela uva), o valor de certas frutas e vegetais para a saúde do corpo, e limpá-lo de cristalizações que vão sendo formadas por uma dieta e uma vida incorretas.

Os teopatas e quiropratas estão contribuindo com muito valor, a arte de cura com seus ajustes espirituais, cirurgias sem sangue, etc., e os médicos mais avançados de todos os países estão reconhecendo a luz, a cor e a música, como fatores importantes para a manifestação da harmonia em todos os veículos do ser humano. Junto à mudança do corpo físico se produzem também as mudanças nos outros corpos; devido à íntima penetração de todos os veículos; se necessitam uma resposta de todos os corpos para desfrutar da uniformidade.

Do modo como o paciente usa sua vontade para cooperar com os métodos de cura, assim progredirá na batalha do Eu superior na subjugação do inferior.

Sendo a Mente um ponto de encontro entre o Espírito e o mundo material, naturalmente que ocupa uma situação estratégica na arte de curar, e ainda aqueles que não são conscientes nos assuntos de ocultismo, devem admitir a necessidade de cultivar uma atitude serena, mental e emocional, se desejam recuperar ou reter a saúde. Os resultados de amplas investigações e experiências, fala muito do dano que causam os efeitos venenosos do ódio, da cólera, do ressentimento, etc., sendo suas tendências obstruir o desenvolvimento normal do Espírito, algo essencial para a saúde. Tem que haver uma purificação da Mente, uma direção definida de suas atividades em canais construtivos, se quiser manter um estado saudável.

No trabalho curativo da Fraternidade Rosacruz existe um ponto que é único, mas que será usado universalmente, à medida que nos aproximemos da Idade Aquariana. Este ponto é a faixa de Auxiliares Invisíveis ou pessoas que desenvolveram o Corpo Alma, o suficiente para funcionar neles nos planos internos, e prestar ali um serviço humanitário sob a direção daqueles treinados na arte de curar.

A cargo destes trabalhos estão aqueles seres altamente evoluídos, de quem nós chamamos de Irmãos Maiores. Os Auxiliares Invisíveis são ensinados a dirigir a força curativa para onde se necessite, assim como, ajustar partes do corpo, materializando, às vezes, mãos para colocar as partes afetadas de um modo efetivo. Somente aqueles que vivem uma vida pura e de serviço, podem participar neste amplo trabalho, já que é necessário que ele ame e sirva no plano físico para atrair os dois Éteres Superiores e formar o Corpo Alma, gozando do privilégio de servir nos planos internos. O Auxiliar Invisível é aquele Ser que definitivamente trata de viver a vida regenerada.

Ademais, além da ajuda prestada pelos Auxiliares Invisíveis, também se dá ajuda no plano físico, por uma pessoa em harmonia astrológica com o paciente. Quando a solicitação de cura chega ao Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz (para solicitar a cura é só clicar aqui, imprimir o formulário, preenche-lo com caneta tinteiro e enviá-lo para o endereço lá escrito), levanta-se o horóscopo do paciente, e do padrão de sua alma se pode julgar não só a natureza da enfermidade e a parte do corpo afetada, como também se pode averiguar o desiquilíbrio espiritual que em sua natureza causou a afecção física. De modo que a é possível dar sugestões ao paciente com relação à dieta, exercícios, etc. e orientá-lo apropriadamente, para que comece a viver em harmonia com as Leis de Deus, enquanto mantém seu contato com os Auxiliares Invisíveis, escrevendo mensalmente uma carta ao Departamento de Cura, resumindo seu estado, juntamente com o cartão assinado nos "dias de Cura". O valor da Astrologia, ao tornar possível o dar o conselho apropriado em todas estas matérias, está fortemente manifestado por Max Heindel quando diz: "Observando que o organismo terrestre, que cada um de nós habita, é moldado por meio de linhas vibratórias produzidas pelas "Melodias das Esferas", podemos dar-nos conta que as desarmonias que se expressam como enfermidades, se produzem em primeiro lugar pela desarmonia espiritual interna. Ademais, é evidente que se podemos obter a devida sabedoria em relação com a causa direta da desarmonia, e remediá-la, as manifestações físicas da enfermidade desaparecerão logo. Esta informação dá no horóscopo do nascimento, porque nele cada Astro em sua Casa e Signo, expressam a harmonia ou discórdia, a saúde ou a enfermidade. Portanto, todos os métodos de cura são somente adequados na proporção de como se tomem em consideração as harmonias ou diversidades estelares, expressas na roda da vida: o Horóscopo".

No entanto, ainda que os Auxiliares Invisíveis tenham prestado sua ajuda em cada caso, e se lhes tenha comunicado ao paciente as sugestões e conselhos pela pessoa que se harmoniza com o tema do paciente, ainda fica a tarefa mais importante: a de o paciente compreender a necessidade de mudar o suficiente para lograr uma cura permanente.

Como a compreensão das leis da natureza é essencial para isto, e quando alguém tem esta compreensão, acompanhada pela segurança de que todas as enfermidades são os resultados das violações das leis cósmicas, normalmente se terá o desejo de reformar o modo de vida, a fim de conseguir a finalidade do processo curativo. Quanto mais compreensão tenha o paciente destes princípios que governam a vida e o ser, estará mais capacitado para cooperar no funcionamento destes princípios, e por isso, é evidente que a obtenção da saúde duradoura deve ser acompanhada por certa educação do paciente, no conhecimento dos mistérios das leis imutáveis da vida. O desejo e adaptabilidade do paciente em cooperar com os Auxiliares Visíveis e Invisíveis determinarão a rapidez com que atrairá o processo regenerativo. Na Filosofia Rosacruz se nos ensina algo da Natureza relativa ao Corpo Vital, e a necessidade que é mudar o Corpo Vital, antes que uma mudança duradoura se efetue em todo o organismo físico humano.

O Corpo Vital é o veículo dos hábitos, e a maioria das pessoas são filhos de seus hábitos. Para mudar estes hábitos, que temos formado no passado, se requer muita repetição, muita paciência no estabelecimento de novas linhas de pensamento e de ação. Nossos desejos têm um domínio excessivamente forte sobre nós, e aos poucos entendemos que é difícil ignorar a sutil persuasão da natureza de desejos, quando tratamos de romper velhos e daninhos hábitos, sejam eles físicos, emocionais ou mentais. No entanto, podemos mudá-los se quisermos, e aqui está o segredo da transmutação que estabelece a saúde permanente: o uso da Vontade.

Atualmente, não há limites, no que se pode fazer pela cura, ou por qualquer outro esforço, se existe o desejo suficiente de fazê-lo, e um subsequente esforço da vontade em uma devida direção. Um exemplo interessante sobre isso aconteceu com um grupo de paralíticos em um hospital da América do Sul. Estes enfermos estavam todos confinados na cama. Oito deles estavam recolhidos em seu pavilhão quando certo dia surgiu uma terrível serpente "boa", que se colocou dentro do recinto por uma janela passando por um cano de água. Dez segundos depois que o réptil fez sua aparição, ele era o único ocupante do pavilhão.

Um dos pacientes que estivera acamado por dois anos, saltou por uma janela que estava mais ou menos a 1,80 m de altura e dali fugiu. Todos os pacientes se restabeleceram em consequência do esforço realizado na fuga. Devemos estar convencidos, por vários exemplos desta natureza, em que os podres de espírito podem ser liberados por meio da vontade e poder do pensamento. Nunca seria demais manifestar, portanto, que este sublime processo, deve estar baseado sobre o "amor e o serviço desinteressado aos demais" porque a vida regenerada deve ser a vida altruísta.

Tem havido muitas curas chamadas milagrosas nos Templos espirituais em diferentes partes do mundo, sendo provavelmente as mais famosas, as ocorridas em Lourdes, França. As autoridades científicas têm sofrido duras provas para comprovar a natureza e causa dessas curas, tomando-se muitíssimo cuidado para prevenir-se contra a fraude, para produzir resultados visíveis e se têm visto forçados a admitir que algo acontece, e que não se pode explicar do ponto de vista material.

O ocultista familiarizado com as leis ocultas da natureza compreende como uma fé intensa ou mudança interior podem provocar assombrosas mudanças físicas, e desse modo é possível explicar essas chamadas curas milagrosas de uma maneira sensível. Max Heindel, um Iniciado de quinto grau, nos diz que: "Cristo é uma encarnação do princípio da Sabedoria, e em proporção em como o Cristo está sendo formado em nós, obteremos saúde". Podemos tomar essas palavras como uma chave que conduz ao caminho da regeneração e da saúde. O Cristo, o Princípio Amor-Sabedoria, é a expressão do segundo aspecto de Deus Trino, do qual o ser humano é um átomo diferenciado. Este aspecto é o princípio da harmonia e amor, justamente o oposto ao princípio discordante dos Espíritos de Lúcifer. À medida que cultivamos o amor de Cristo dentro de nós, e O manifestamos aos nossos semelhantes, automaticamente eliminamos as tendências ao egoísmo, à paixão, ao ódio, à inveja, e outras vibrações grosseiras que pertencem ao eu inferior, libertando os infinitos poderes do Espírito. Desse modo, a saúde vem simultaneamente com a transmutação das qualidades inferiores às mais elevadas; ainda que as mudanças necessárias nos corpos durante o processo de transmutação possam trazer, temporariamente, moléstias.

Finalmente, um ajuste completo se fará por cada indivíduo que persista na senda. Algum dia, a regeneração será obtida por toda a humanidade e prevalecerá a saúde.

(Revista Serviço Rosacruz – 06/80 – Fraternidade Rosacruz – SP)