cabeçalho4.fw

Simbologia e Qualidades de Câncer

Simbologia e Qualidades de Câncer

Câncer é um dos Signos do Elemento Água. O trânsito do Sol, em precessão, pelo Signo aquoso de Câncer com seu oposto, Capricórnio, designa a primeira parte da Época Atlante, que decorreu quase em estado aquoso, posto que a totalidade da Terra estava coberta por densa neblina, abrumadora. Os Nibelungos ou "filhos da névoa" viviam então, nas concavidades da Terra. Nesta época Câncer não tinha a mesma simbologia atual. Nos tempos antigos tinha a figura de um escaravelho, que era o símbolo da alma para os ocultistas. De fato, nesse estágio, a humanidade era muito mais alma que corpo.

A parte peixe do símbolo de Capricórnio, seu oposto, também contribui para reafirmar a circunstância de ambos se referirem àquele estado, sob as águas.

A Lua, seu Regente, o Astro da fecundação, nos indica misticamente este período de germinação, quando a humanidade começou a exercer ignorantemente a função criadora, sob a influência dos desejos infundidos pelos espíritos de Lúcifer. Deste modo a humanidade abriu a porta da vida física, por influência de Câncer. Mas no Signo oposto, Capricórnio, regido por Saturno, o Planeta da morte, encontrou a gadanha, para ceifar a vida que se encurtava pelo abuso da força criadora, como também achou o sofrimento, a experiência amarga da liberdade mal usada, pois o "salário do pecado é a morte" e a dor.

Mas, por outro lado, Capricórnio, a cabra que sobe os montes, inspira a Câncer o ideal de redenção. Mostra, igualmente, a transição pela qual passou a humanidade quando deixou os vales da Terra, da Época Atlante para viver nas mesetas e planaltos do globo.

As pessoas de Câncer, genericamente, gostam muito do lar e de suas comodidades. Mas são indolentes, instáveis e sonhadoras. Com o passar dos anos, amantes que são de boa comida ficam com o ventre avantajado e, por pouco afeitos a exercícios, passam a ter grandes prejuízos sobre a digestão.
Todavia, é necessário examinar o tema no conjunto para determinar as tendências individuais e a força de cada tendência nos diversos departamentos da vida, para uma orientação segura de como prevenir-se e de como corrigi-las, usando as qualidades positivas.

(Revista Serviço Rosacruz – 06/64 – Fraternidade Rosacruz – SP)