cabeçalho4.fw

Hierarquias Zodiacais - Libra: Estabilidade e Equilíbrio

HIERARQUIAS ZODIACAIS
LIBRA: ESTABILIDADE E EQUILÍBRIO

(*) Advertência:

A descrição aqui apresentada é mais exata conforme a cúspide da 1ª Casa esteja mais próxima do ou no segundo decanato do Signo (10º graus até 20º graus)

Quando os 3 últimos graus de um Signo estão ascendendo, ou quando os 3 primeiros graus ascendem no momento do nascimento, diz-se que a pessoa nasceu "na cúspide" entre dois Signos, e, então, a natureza básica dos Signos envolvidos são mescladas no corpo dela

Astros nas Casas:

1) Os Astros no Signo Ascendente podem modificar a descrição.

2) Astros colocados na 12ª Casa e que se encontram dentro de seis graus deste podem modificar a descrição.

Em tais casos o Estudante deve usar seu conhecimento do caráter dos Astros em conjunto com a descrição do Signo.

(Veja mais no Livro: Mensagem das Estrelas – O Signo Ascendente – Max Heindel e Augusta Foss Heindel)

"Aqueles que sabem não contam; aqueles que contam não sabem". Esta observação, atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, é digna de meditação. Expressa uma profunda verdade espiritual e uma característica de Libra.

Os nativos de Libra podem possuir uma forte segurança interior, se usarem a força que está ao seu alcance. Reflexão tranquila e a calma são as forças deste Signo. Os nativos de Libra sabem que tudo precisa acontecer de acordo com a medida exata da lei e que nenhuma interferência humana alterará princípios ou fatos. Libra reconhece, com naturalidade, que um fato que nos aparece é uma coisa suprema para o qual não há apelação e que, diante dele, a única atitude a tomar é trabalhar com humildade quase religiosa.

As qualidades dos nativos de Libra, equilíbrio e cautela, estão encobertas pelo trabalho das leis da vida.

Todo valor essencial ao bem-estar de cada chama individual de Deus tem um lugar seguro no caminho evolutivo do Espírito, desde a consciência profunda do essencial até a manifestação da vida sobre o plano físico, como é de nosso conhecimento, hoje.

A Hierarquia Criadora de Libra aumenta a individualidade que, por sua vez, amplia os poderes do Espírito desperto.

Cada estágio de desenvolvimento para uma vida superior alcançado pelo aspirante, eleva a consciência a um grau até agora nunca atingido.

Com a iluminação divina veio a certeza da consciência de Deus em tudo da vida e a individualidade do ser humano se amplia para que tudo seja incluído em um modelo harmonioso.

Isto é Libra, reconhecendo consciente ou inconscientemente, o valor em todas as fases da vida. Libra representa a sétima das Hierarquias Zodiacais e, além disso, é o ponto decisivo no Zodíaco. Libra é aberta e profunda. Nesta Hierarquia estão contidas forças de vida, isoladas e reservadas, para serem usadas pelo ser humano à medida que ele se esforça para libertar de sua escola terrena. Como ponto decisivo, Libra representa um estágio onde as condições passadas, presentes e futuras são pesadas e testadas para descobrir-se o que é necessário para o contínuo bem-estar e progresso de vida.

Estudamos, anteriormente, as forças em potencial contidas nos domínios muito além da consciência humana, mas agora chegamos mais próximos das forças que, na verdade, movimentam nosso esquema atual de vida.

Com a aspiração de divindade e com as forças das Hierarquias anteriores (de Áries até Virgem) como base, os nativos de Libra têm uma tarefa a cumprir e um propósito para viver. Observou-se que somos, geralmente, julgados peta maneira como agimos e Libra percebe isto. Libra sente as responsabilidades da vida, mas esse contato é ainda pequeno. No momento em que a divindade, dentro do coração do ser humano, seja transformada em luz e a chama da vida faça com que a humanidade fique mais próxima à realização da Verdade Cósmica, então, os nativos de Libra desabrocharão suas possibilidades.

Este é um desafio para que todos procurem e encontrem a luz que levantará o véu de escuridão da fronte perturbada de um mundo faminto de verdades espirituais, que elevem a alma.

Chave para Harmonia Rítmica
A chave para a harmonia rítmica é encontrada na realização da paz e do equilíbrio infinito. As chamas da vida movimentam-se nas profundezas da consciência do ser humano e, em estágios anteriores de desenvolvimento, ele estava mais intimamente ligado às forças da divindade. Com a soma das forças de cada Hierarquia sucessiva e com Libra, a consciência plena do Espírito Virginal se perde. À medida que a individualidade aumenta, o Espírito do ser humano reveste-se, aos poucos, de faculdades adquiridas de percepção material até parecer que perdeu todo contato com sua Fonte. Gradualmente, porém, o Espírito é forçado a dirigir sua consciência para dentro, para encontrar-se a si próprio como um Ego, separado e distinto, mas, ao mesmo tempo, unido e unificado a todos os outros. O Espírito criou um sentimento de separação com a finalidade de crescer, mas agora precisa libertar-se desta ilusão e trazer de volta a plena consciência do divino.

A força da Criação está contida em todo Signo do Zodíaco. Cada Hierarquia sucessiva oferece faculdades ou condutores de percepção (expressão) que são acrescentadas à última força em desenvolvimento.

Com Libra vem um resumo de tudo, e os filhos deste Signo bebem da fonte da eterna juventude desde que se abram ao potencial indicado por esta Hierarquia Criadora. Libra é representada por mãos estendidas segurando os pratos de uma balança, pois aqui está o ponto de equilíbrio. Aqui o fluxo constante da vida interior e exterior está dividido e dirigido. Libra está no limiar de uma grande aventura. No passado houve todo tipo de experiência – associações com seres criadores além da compreensão, desde Áries, o Senhor de tudo, até Virgem, a quieta, bondosa e suave alma da divina castidade e a vida fluiu em abundância. A frente de Libra está a terra escura e misteriosa de Escorpião e os princípios de vida cada vez mais absorventes que se manifestam nas Hierarquias Criadoras remanescentes. Como Libra olha do passado, no presente, para o futuro, há uma completa sondagem da profundeza do caráter daqueles que irão avançar para além do horizonte da compreensão mortal. Libra possui o segredo do tempo (Saturno é exaltado aqui) e estes filhos exemplificam um estágio de desenvolvimento ajustado a um grau de ritmo e harmonia delicadamente afinados, mas requerem disciplina rígida para manter um equilíbrio na escola da vida.

Igualdade e beleza são as virtudes de Libra e indicam a relação de Vênus com este Signo. Libra não é nem macho nem fêmea; seu amor é muito perfeito, pois não é perturbado pelo mistério do sexo. Libra adquiriu estabilidade e equilíbrio. O total de experiências na vida, uma vez preservadas em perfeito equilíbrio, leva à paz derivada de uma existência completa e profunda. Libra tem o gosto pelos assuntos do mundo e, enquanto aprecia a experiência valiosa que irá adquirir daí, também reconhece uma existência superior, bem longe dos prazeres comuns e das coisas em geral.

Signo da Beleza
Libra é beleza, uma beleza adquirida do reflexo suave, da luminosidade da alma, de um Espírito desperto. Aqui, o Ego chega a um ponto, em sua viagem evolutiva, em que ele é colocado na balança de Libra, o lado escuro em contraposição ao claro, o material em contraposição ao espiritual, e mostra sua medida exata de crescimento. Libra possui um compartimento secreto profundo e escondido, através do qual toda vida precisa passar. Muitas coisas secretas podem ser aprendidas pela meditação e pela atenção aqui, pois os Deuses reúnem e dirigem tudo para seus devidos lugares.

Libra nos diz para ouvirmos nossos corações, para procurarmos, neste compartimento interior, o tribunal da verdade. Libra precisa ir para o interior, encontrar justiça e amor e fazer tudo novo, à medida que a vida caminha. Nas reflexões interiores estes nativos sempre receberão uma resposta, particularmente no ponto em que são levados pelo amor, piedade e devoção. Libra também sabe falar firme e severamente. Isto veste o filho de Libra de um manto de justiça e ele pode expressar julgamentos valiosos quando requeridos.

Os nativos de Libra estão livres das muitas armadilhas da vida. Muitos problemas e distúrbios da humanidade desaparecem antes que o ser humano venha sob a influência de Libra, porque as lições da vida Terrena deverão ser absorvidas de maneira mais delicada.

Libra tem a facilidade de aprender pela observação e desde que casos e problemas sejam julgados do ponto de vista mais elevado e mais amplo, os filhos do Signo do equilíbrio recebem toda consideração no crescimento e desenvolvimento.

Os filhos de Libra são belos e delicados, amando o lar e lugares sossegados e escondidos. Não são viajantes, pois seus pensamentos se voltam para lugares e as lições da vida. Estes nativos precisam estar com quem amam; muito importante, para eles, compartilhar devoção com aqueles que estão perto de seus corações. Frequentemente ficam deprimidos se deixados sozinhos, pois não são tão autossuficientes quanto outros, neste aspecto. Porém, Libra, por si mesma, expressa uma força, um desejo e uma individualidade que ampliam a consciência do ser humano e ele começa a movimentar-se como jamais o fizera antes. Libra pode resolver melhor os problemas da vida indo para lugares quietos e ficando na solidão.

Sensível ao extremo, Libra, naturalmente, sente os impactos da vida mais do que, normalmente, se tem conhecimento. Libra não se curvará a um extremo violento, embora "paz a qualquer preço" seja uma consideração importante na vida deste nativo. Sua política de tato é baseada não no medo ou fraqueza, mas em uma compreensão dos valores construtivos da vida que dão ênfase à estabilidade, sob todas as circunstâncias. Uma rápida identificação de situações perturbadoras solicita a atitude quieta e atenciosa de Libra que, por sua vez, frequentemente, pode dominar o problema antes que fique fora de controle.

Libra diz: pare e examine seus problemas com calma. Pese e julgue todas as coisas com cuidado. Todo sacrifício abnegado é válido, quando leva à paz e à prosperidade. A ação destrutiva retarda o crescimento; a construtiva e o equilíbrio trazem uma renovação de vida.

Os nativos de Libra, misturando suas faculdades interiores equilibradas, geralmente sabem o que pretendem alcançar. Usando justiça e excelente julgamento – características positivas do nativo de Libra – quase sempre exercem controle sobre decisões tomadas e ações executadas. Quando reconhecem seu débito para com a sociedade e aceitam as responsabilidades envolvidas, os serviços prestados levam a um grau de felicidade nunca alcançadas de outra maneira.

Saturno, exaltado em Libra, traz uma mensagem significante. Muito frequentemente a destruição é considerada como a chave de Saturno, mas também salienta responsabilidades que precisam ser reconhecidas, aceitas e conduzidas. Assim, embora Saturno seja conhecido pela obstrução, seu raio é, na verdade, construtivo e substancial. Toda tendência à indolência ou preguiça é condenada; Saturno não suporta negação, falta de atenção e indisciplina a fatos e detalhes.

As forças espirituais de muitas pessoas foram mal-usadas ou enfraquecidas em vidas passadas, porque concentraram-se em ganhos materiais em detrimento de forças mais elevadas. Para cada sucesso recebido na vida, Libra precisa pagar em alguma medida. Caso contrário haverá um desequilíbrio que terá que ser retificado. As pessoas de Libra precisam expressar critérios elevados, se esperam algum grau de paz interior e serenidade. São muitos influenciados pelo pensamento e pela vibração. Seus próprios pensamentos são muito importantes para seu bem-estar e sentem a necessidade de construir harmoniosamente para a felicidade. As pessoas de Libra deveriam aprender, desde cedo, que céu e inferno estão em suas próprias Mentes. Desânimo ou melancolia não são suficientes para impedi-los de serem bem-sucedidos, mas passam por muitos problemas desnecessários por causa de suas fortes emoções. Quando Libra equilibra seus pratos haverá mais segurança para eles e maiores vantagens para aqueles que estão intimamente associados a estes filhos da luz.

Libra pode facilmente ficar amuado e sentir-se sempre insultado. Obviamente, esta não é uma característica positiva, mas a ação construtiva em direção a um objetivo definido pode vencer essa irritação pessoal. Com Libra, excessos ou ações incorretas levam à melancolia e ao ciúme. Se essas peculiaridades forem expressas, terão uma tendência a envelhecer o indivíduo prematuramente, esgotando o sistema nervoso. Normalmente os iluminados nativos de Libra não toleram estagnação, perda de esforço ou tristeza por algo que poderia ter sido feito. O sucesso está na habilidade de olhar para a frente, para oportunidades maiores e mais amplas.

Os nativos de Libra fazem bem ao perguntarem: "Como posso viver melhor a vida; o que pode ser eliminado para produzir maior felicidade para um número maior de pessoas? ".

A necessidade de fazer esta pergunta resulta da decepção e dos problemas em encontrar felicidade nas coisas comuns e materiais do mundo. Depois de muitas lições, durante muitas vidas, Libra adquire estabilidade e equilíbrio, qualidades enfatizadas nesta Hierarquia Criadora individualizada.

Os nativos de Libra gostam de se apresentar elegantes e asseados e sua aparência é sempre impecável. Com a faculdade de estar bem vestidos, sob todas as circunstâncias, usam roupas que, naturalmente, os faz sobressair em qualquer grupo. Seja devido à aparência pessoal, ao lar ou negócios, há um orgulho e uma dignidade suave neste nativo, dignas de atenção e respeito especiais.

Embora os nativos de Libra não sejam muito apegados aos estudos é surpreendente o quanto aprendem ouvindo atentamente os outros. Vênus, o governante de Libra, acrescenta uma fartura de talento e harmonia na expressão, o que dá os meios para o sucesso através de inspiração e julgamento. A realização não é "miraculosa" para Libra; é obtida pela atenção e prontidão mais a vontade de viver positivamente. Qualquer um pode seguir a mesma prática, até com maior sucesso, se tiver vontade.

A consciência de Libra não é inerte; a Mente, profundamente penetrante desses indivíduos, equilibra todas as coisas cuidadosamente. Ambição pessoal, aclamação do mundo e outras coisas semelhantes precisam ser secundárias em suas vidas. Os nativos de Libra serão inteligentes se procurarem satisfação servindo e abençoando os outros, sem tentar ganhar vantagens compensadoras para si próprios.

(De Thomas G. Hansen – com prefácio da Fraternidade Rosacruz de Campinas - SP)