cabeçalho4.fw

Algumas Correlações do Signo de Escorpião

 

SIGNO: Escorpião, o escorpião ou a águia.

QUALIDADE: fixo; ou consciência dirigida gradual e consistentemente para estabelecer e manter um centro estável.

ELEMENTO: água, ou uma consciência orientada para a sensitividade, o sentimento, a subjetividade e a expressão. Entre outras coisas, o elemento água representa os fluídos, o Corpo de Desejos, o Mundo do Desejo e a alma.

NATUREZA ESSENCIAL: Intenção, meta.

ANALOGIA FÍSICA: lagos, mares e oceanos.

PLANETA REGENTE: Marte e Plutão são seus co-regentes, mas consideraremos somente Plutão aqui, já que Marte foi discutido quando da Descrição de Áries. Plutão representa o meio para expressar a dedicação para um objetivo comum, para experimentar uma realização da unidade fundamental de cada um com todos, e para se esforçar em direção a uma metamorfose de consciência.

CASA CORRESPONDENTE: a 8° casa corresponde a Escorpião e representa o desejo para estabelecer uma conquista individual e qualidades internas de valores duradouros, permanentes.

ANATOMIA ESOTÉRICA: representa a Alma Emocional.

ANATOMIA EXOTÉRICA: específica: bexiga, uretra, cólon, reto, órgãos excretores, apêndice, pélvis, períneo, glândula próstata, órgãos geradores externos e nariz. Geral: sistema entérico, gerador e urinário e hemoglobina do sangue.

FISIOLOGIA: Marte, como co-regente de Escorpião rege os seguintes processos fisiológicos: calor do sangue, regulação da temperatura do sangue, energia muscular, manutenção e distribuição dos recursos de energia do corpo, produção dos hormônios masculinos, digestão das proteínas, catabolismos, excreção, função dos nervos motores, produção das células vermelhas do sangue e reações imunológicas e anticorpos.

Plutão, o regente principal de Escorpião, sendo um dos planetas transcendentais, não parece ter influência direta sobre os processos fisiológicos no Corpo Denso. Entretanto, pode ser que Plutão tenha alguma coisa com os processos reprodutivos e a força sexual. Em um nível espiritual, Plutão governa a produção e operação dos fluídos regenerativos produzidos nas gônadas, coluna espinhal e cérebro. Esses fluídos são produzidos quando a força sexual cessa de ser desperdiçada na gratificação dos sentidos e a menta é sintonizada para propósitos altruístas (Urano, o planeta do altruísmo, está exaltado em Escorpião). Esses fluídos regenerativos tem o poder de curar e rejuvenescer o Corpo Denso em uma grande extensão, e vivificar a Mente aumentando seu potencial criativo.

TABERNÁCULO NO DESERTO: Escorpião corresponde ao Lavabo da Purificação, que contém o Mar Fundido. Esse Lavabo estava na parte externa do Tabernáculo e os sacerdotes se banhavam (se purificavam) antes de serem admitidos para entrar no Tabernáculo. Isso indica que o Aspirante a uma vida superior deve se purificar do lado negativo e inferior das suas tendências de desejos e dedicar a si mesmo mais exclusivamente ao santo serviço se ele deseja obter a consciência própria para entrar nos mundos invisíveis como um irmão (ã) leigo de uma verdadeira Escola de Mistério. Ele deve fazer da pureza geradora seu objetivo e se esforçar para transmutar o impulso sexual em canais elevados de geração. A um certo degrau, ele deve conquistar os processos alquímicos de transmutação e regeneração.

MITOLOGIA GREGA: Plutão é representado na Mitologia Grega por Hades, deus dos mundos subterrâneos, dos recursos escondidos da Terra, e regente das almas dos mortos. Hades foi um dos triunviratos dos deuses que regeram o universo criado.

CRISTANDADE CÓSMICA: Quando o Sol passa por Escorpião o Espírito de Cristo penetra mais profundamente  na Terra e na alma da humanidade, ajudando-nos a recordar a necessidade que temos de nos regenerar e de uma maior consagração e dedicação. (traduzido da Revista: Rays from the Rose Cross – Nov/76 e 77)