cabeçalho4.fw

Algumas Correlações do Signo de Leão

SIGNO: Léo, o leão

 QUALIDADE: fixo; ou consciência dirigida regular e consistentemente para estabelecer um centro estável.

ELEMENTO: fogo; ou um entusiasmado e inspirado estado de consciência. Entre outras coisas, o elemento fogo corresponde ao éter, o Corpo Vital, a Região Etérica do Mundo Físico e o Tríplice Espírito.

NATUREZA ESSENCIAL: coragem

ANALOGIA FÍSICA: incandescência, fluorescência e outras formas de energia radiante.

PLANETA REGENTE: O Sol. Porque ele é capaz de expressar suas funções mais facilmente livremente quando ele está situado nesse signo. O Sol representa o ímpeto para expressar a individualidade, para experimentar um senso de propósito e o esforço para o crescimento pessoal.

CASA CORRESPONDENTE: a 5ª casa corresponde a Leão e representa o desejo para confidenciar e a confiabilidade com respeito à própria consciência e à capacidade de ser determinado.

ANATOMIA ESOTÉRICA: representa o Espírito de Vida.

ANATOMIA EXOTÉRICA: específica: coração, pericárdio, região dorsal, aorta e a veia cava inferior e superior e pons varoli. Geral: as costas, medula espinhal e coluna vertebral, o sangue e o sistema circulatório, o sistema glandular e endócrino e os órgãos do corpo.

FISIOLOGIA: Governa o processo fisiológico da circulação sanguínea; a manutenção da temperatura constante interna do corpo; a distribuição dos recursos de energia do corpo e a distribuição do fluído etérico (do Sol) que entra no corpo por meio do baço.

TABERNÁCULO NO DESERTO: representa o Candelabro de Sete Braços que se encontrava na Sala Leste do Tabernáculo. O Candelabro de Sete Braços simboliza os Sete Espíritos diante do Trono. Indica a luz do conhecimento e do entendimento sobre o Plano de Evolução que guia o aspirante espiritual para que sirva mais eficazmente no seu ambiente.

MITOLOGIA GREGA: Dois primitivos deuses solares são Apolo e Hélios. Hélios foi o deus que dirigiu sua carruagem flamejante sobre o arco do paraíso todos os dias, fornecendo a luminosidade e o aquecimento para os habitantes da terra. Apolo continha dentro de si, muitos atributos diferentes, simbolizando a síntese das forças no Sol e indicando as muitas facetas do Espírito quando em manifestação. Ele era o deus da música, da arte, da ciência, da profecia, da educação e do valor físico.

CRISTIANIDADE CÓSMICA: Enquanto o Sol está em Leão, o Espírito de Cristo está reconstruindo o Seu veículo Espírito de Vida e imbuindo dentro dele com o poder que Ele deve trazer para a Terra no próximo ano. Nesse tempo do ano nós podemos glorificar a Deus pelos nossos afazeres, demonstrando nossa apreciação do Seu Amor através de um esforço extra para transformar nossos elevados ideais em realidades concretas. Agora é o tempo para reafirmar nosso propósito na vida em ser um servo útil na vinha do Cristo.

LIÇÃO A APRENDER: A fim de perceber os altos potenciais da influência positiva (generosidade, honrável, aberta, liderança) de Leão e evitar o desenvolvimento das negativas (orgulho, desrespeito, arrogância) o cultivo da modéstia e da humildade é essencial. Não somente aparecer modesto, mas ser verdadeiramente modesto. Toda glória deve ser dada a Deus, percebendo que não importa o quão grande nós podemos parecer para nós mesmos, há sempre aqueles que são muito maiores e que mesmo com nossos melhores esforços não somos capazes de servir a Deus eficazmente nem por um dia sequer. Deve procurar desenvolver o discernimento e o cuidado em gastar energias a fim de diminuir a tendência a ser ineficaz e indolente em seus esforços.

(traduzido da Revista: Rays from the Rose Cross – jul/77)