cabeçalho4.fw

Algumas Correlações do Signo de Virgem

Virgo

SIGNO: Virgem, a virgem

QUALIDADE: Comum ou flexível e aplicação conversível das formas básicas de energia.

ELEMENTO: Terra, ou o Corpo. A compilação da experiência na vida para ser utilizada como matéria prima para o crescimento da Alma.

ANALOGIA FÍSICA: frescura

PLANETA REGENTE: Mercúrio.

CASA CORRESPONDENTE: a 6ª casa corresponde a Virgem.

ANATOMIA ESOTÉRICA: Virgem é a representação do Corpo Vital.

ANATOMIA EXOTÉRICA: específica: duodeno, intestino delgado, apêndice, peritônio, mesentério, pâncreas, baço, fígado, veia portal, plexo solar e útero; geral - aqueles órgãos e estruturas que entram no processo de assimilação dos nutrientes e sua incorporação pelo Corpo.

FISIOLOGIA: Mercúrio, Regente de Virgem, governa os processos fisiológicos da respiração, oxigenação do sangue, sensações em geral, mas especialmente a da visão, audição e paladar; funções da tireoide e das glândulas paratireoides, funções dos órgãos da fala e assimilação dos alimentos no intestino delgado. Mercúrio também tem particular regência sobre as atividades do hemisfério direito do cérebro e da faculdade de equilíbrio e coordenação associados ao mecanismo do ouvido interno.

LIÇÕES: para um desenvolvimento balanceado, sentimento deve ser casado com certa quantidade de seriedade e sinceridade; atividade mental deve ser balanceada com atividade física, e a mente investigadora deve ser guiada por um idealismo elevado e reverenciado por todas as coisas criadas.

INFLUÊNCIA BÁSICA: adaptável, reservado, calmo e inclinado para o envolvimento intelectual.

INFLUÊNCIA POSITIVA: uma influência positiva de Virgem inclina para a eficiência, onde cada esforço conta e muito pouco é perdido (no entanto, pode haver uma tendência para a indolência). Pessoas trabalhando com essa influência são, normalmente, capazes de analisar a situação em detalhes e focar exatamente no que interessa. Seu enfoque é, geralmente, lógico e sequencial, não deixando escapar nada. Se a influência positiva de Virgem é altamente desenvolvida, felizmente, tende a dar o bom senso de não esperar muita perfeição daquilo que tem uma inevitável quantidade de imperfeição. Intelectualmente, no final, eles são capazes de discriminar e aplicar suas habilidades com uma seletividade apropriada.

INFLUÊNCIA NEGATIVA: com a influência negativa de Virgem, a habilidade para discriminar se transforma em uma atitude crítica que está sempre procurando o que está errado nas coisas. Isto é, há ainda uma habilidade para discriminar entre o que é bom e o que é mal (do ponto de vista intelectual), mas é o lado mal que normalmente é focado. Essa tendência de ser cético de ver sempre o bem em tudo pode ficar desinteressante – uma tendência de ver o que está errado com as coisas e uma aversão em fazer tudo para melhorar por causa de uma atitude derrotista. Essa mentalidade sem imaginação tende àqueles que permitem que essas forças se apoderem deles a construir um molde cinzento sombrio a tudo no mundo.

TABERNÁCULO NO DESERTO: simboliza a Mesa dos Pães da Proposição com suas duas pilhas de pães ázimos, seis pães em cada pilha. Esses pães simbolizam o serviço desinteressado que o Aspirante presta no Mundo e que transforma em matéria prima para o desenvolvimento espiritual. Como nós sabemos que todo desenvolvimento oculto começa com o Corpo Vital, a que Virgem é o Signo do serviço com discernimento, então nós podemos dizer que todo desenvolvimento oculto começa com o serviço judicioso. Ou seja: o serviço é o alimento que nutre a Alma.

MITOLOGIA GREGA: Vulcano foi conhecido como Hephaestus. Hephaestus foi o mestre dos artesãos dos deuses, produzindo todo tipo de maravilhosos e miraculosos equipamentos para sua forja e oficina. Ele reflete o ideal de Virgem do serviço desinteressado, pois sempre o achamos ocupado em fazer algo necessário para os outros deuses.

CRISTIANIDADE CÓSMICA: o Sol em Virgem marca o tempo da preparação para a anual descida do Raio do Cristo na Terra que começa quando o Sol passa por Libra. O período quando o Sol está passando por Virgem pode ser utilizado para nos prepararmos para receber a benção do Senhor pela nossa própria santificação por meio da expectativa da oração e adoração.

(Traduzido da Revista: Rays from the Rose Cross – set/76)