cabeçalho4.fw

A Tempestade de Eliseu

Tempestade de Eliseu

A natureza intrínseca de Marte é energia dinâmica, ou seja, força atual ou cinética. As pessoas que tenham acumulado um lastro positivo em vidas anteriores, neste aspecto de sua natureza, trazem por mérito, ao nascer, em seus horóscopos, um Marte bem fortalecido, exaltado, bem configurado. Alcançam facilmente êxito na vida pelo menos dentro dos limites de seu raio de ação. Mas, se não estão equilibrados pelo aspecto do sentimento, da afeição, da amizade, do altruísmo, essa energia vital se expressa como agressiva ambição, tão forte que põe de lado, sem a menor consideração, os direitos do próximo. Vêm apenas seus interesses, ponto de vista e métodos, fazendo-os prevalecer sem levar em conta as pessoas que possam ferir ou prejudicar. Impulsivos, estão dispostos a produzir mudanças repentinas sob o impulso do momento e o convite das circunstâncias. Ressentem-se vivamente contra as pessoas que ousam formular objeções a seus planos, mas geralmente lhes falta a persistência necessária para levar a cabo seus projetos.

Quando encontram sérios obstáculos, abandonam seus planos, tão ardente e subitamente como os haviam concebido e iniciado, para conceber outros novos com o mesmo ardor de suas anteriores iniciativas e com a mesma deficiente razão.

No Reino de Deus todas as coisas estão equilibradas de modo a assegurar, finalmente, o maior bem possível a todos.  Daí que a influência de Saturno, outro dos Astros chamado maléfico, sirva como freio à exuberante energia de Marte. A natureza intrínseca de Saturno é obstrução. Jamais impulsiona alguém ao risco, à imprudência, à incerteza. Medita antes de tomar uma determinação. Sua razão, fria e calculista, descobre a menor falha em qualquer empresa.

No horóscopo de uma alma jovem ou imatura, Marte predomina. Sua personalidade se desenvolve sob o aspecto inteiramente físico. Está muito próximo aos animais que agem e vivem sob a lei de sobrevivência do mais apto, mas gradualmente as garras de Saturno se vão ajustando em Quadraturas e Oposições produzindo sofrimentos e tristezas.

Saturno estará então, colocado acima de Marte em seu horóscopo para freia-lo e lhe frustrar os egoísmos, humilhá-lo nas ambiciosas pretensões, de modo tal que todo esforço fica neutralizado pela obstrução saturnina. Eliseu não podia ouvir a voz que queria guiá-lo, por causa do ronco dos trovões e relâmpagos faiscantes da tempestade ao seu redor (N.R.: 1Reis 19; 11-12)-(Eliseu - em hebreu: Deus é a salvação - é um profeta Bíblico. Era discípulo de Elias e foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia)

Mas, quando tudo cessou, então pode escutar a pequena voz silenciosa que o confortou compensadoramente. O mesmo sucede conosco. Ao cedermos aos impulsos desenfreados de Marte, tornamos nossa vida demasiado agitada para ouvirmos a voz interior. É-nos impossível estabelecer comunicação com o Superior. Mas, quando Saturno atenua, pelos pesares, os impulsos de Marte; quando a noite torna mais tenebrosa na “cova de Eliseu”, então podemos também ouvir a voz que anuncia a bonança, após a tempestade.

 (Revista Serviço Rosacruz – 10/68)