cabeçalho4.fw

Por que, fisicamente, ocorre o fenômeno, para a Lua e os outros Astros, de terem suas potencialidades de influência aumentada quando estes transitam em Signos Cardeais, diferentemente do que ocorre quando transitam por Signos Fixos ou Comuns?

Pergunta: Por que, fisicamente, ocorre, tanto para a Lua quanto os outros Astros, o fenômeno de terem suas potencialidades de influência aumentada quando estes transitam em Signos Cardeais, diferentemente do que ocorre quando transitam por Signos Fixos ou Comuns?

Resposta: Astronomicamente, quando qualquer Astro passa por um Signo Cardeal é um ponto crítico, onde ele é forçado a tomar outra direção (pois lembre: todas as órbitas de todos os Astros são elípticas, quase circunferenciais; e por serem assim, há 4 pontos onde há a necessidade de tomar outra direção, senão, escapa pela tangente e sai da órbita). Para isso o Astro precisa de muita ação, muita iniciativa e muita disposição. E esse excesso é sentido por nós como um aumento de influência seja nos fenômenos físicos, como nos espirituais. Lembre-se que é nos Signos Cardeais que há as mudanças de estação. A característica do Signo Cardeal é a de estabelecer um novo movimento. Exemplo: agora não é mais frio – chegamos num ponto em que as coisas agora vão paulatinamente se aquecendo. Haverá, eventualmente, dias mais frios, outros dias mais quentes, mas o que predomina agora é a amenidade, é este o movimento trazido pelo Signo Cardeal de Libra. O que vem na sequência é o Signo Fixo, no caso da nossa primavera, é Escorpião. O Signo Fixo tem a função de estabelecer e fixar o que foi definido no Signo Cardeal: agora chegamos a um ponto onde a temperatura não é nem severamente quente, e nem fria, é amena, temperatura de meia estação. E na sequência do Signo Fixo, o que vêm é o Signo Comum, Signo responsável por promover a dispersão, para que o Signo cardeal que virá depois dele tenha condições de atuar. O Signo Comum rompe as barreiras estabelecidas pelo Signo Fixo, e funciona como uma zona de transição entre o Signo Fixo e o Cardeal, subsequente.