cabeçalho4.fw

Como é mostrado, no mapa astrológico, o senso de humor?

Pergunta: Como é mostrado, no mapa astrológico, o senso de humor?

Resposta: Essa pergunta é um pouco mais complexa do que aparente, à primeira vista, porquanto cada Signo possui o seu tipo de humor especial. Os indicadores desse dom, no mapa astrológico são: Vênus e Touro, Júpiter, Netuno, Sagitário, Peixes, Urano, a Lua e Câncer.

Colocaríamos o humor, no sentido estrito da palavra, sob a influência de Câncer e da Lua. Vênus e Touro parecem ter a ver com a capacidade de entreter os outros e com o riso. A Lua, relacionada com Netuno e os seus respectivos Signos, proporcionam um senso do humor arguto e vivaz, que é também característico das pessoas de Virgem. Urano confere um espírito original e predispõe à efeitos inesperados. Júpiter e Sagitário inclinam para a brincadeira e a sátira.

As pessoas sensíveis ao humor, a não serem confundidas com os espirituosos, nem sempre têm a palavra fácil e deve haver proeminência de Mercúrio para que possa ser produzida a expressão humorística. A vivacidade mental humorística e a sua expressão dependem de um Mercúrio proeminente e do Astro que forma Aspectos com Mercúrio, nesse caso, Marte, Júpiter ou Urano.

Os Signos que mais carecem de humor são Leão, Escorpião e Capricórnio, já que produzem pessoas imbuídas do sentido da sua própria importância. Seu modo de expressão é rebuscadíssimo, receiam sair do seu padrão de dignidade, não gostam de comentários jocosos à sua própria pessoa, como, por exemplo, o Jupteriano consegue. É provável que os Aspectos adversos de Saturno com a Lua tendem a destruir o humor, enquanto que os Aspectos adversos de Marte tornam a jocosidade um pouco brutal e grosseira.

(Revista Serviço Rosacruz – 06/81- Fraternidade Rosacruz – SP)